(98) 3235-4703

O que deve conter uma guarita para que proporcione segurança ao condomínio e conforto ao porteiro.

Uma das funções mais subestimadas no condomínio é a do porteiro. Não é fácil fazer seu serviço com agilidade e segurança, sem medo de errar, estando atendo a tudo que acontece nas entradas do empreendimento e nas suas imediações.

Liberar moradores, funcionários e prestadores de serviço é uma enorme responsabilidade, seja de manhã ou de noite. 

O funcionário da noite ainda tem que escapar do sono, um problema que pode deixar o condomínio mais vulnerável a invasores.

Há também que se ter uma preocupação com a guarita. O local deve oferecer um mínimo de infraestrutura para o funcionário trabalhar com eficiencia.

GUARITA

Para preservar a segurança do condomínio e do funcionário, é preciso que a guarita esteja instalada em um local com visibilidade total das principais entradas. A iluminação deve ser bem pensada, de forma que o porteiro consiga identificar quem está na entrada do prédio.

  • O tamanho da guarita deve levar em consideração a quantidade de pessoas que lá trabalham, assim como a sua utilização (comercial, industrial ou residencial).
  • No geral, elas devem possibilitar a movimentação dos profissionais com tranquilidade, assim como acondicionar corretamente os equipamentos ali instalados. O monitor, por exemplo, deverá ter uma distância de aproximadamente 80 a 100 cm do rosto do profissional.
  • Este ambiente deve possuir, no mínimo, um sistema de comunicação eficiente (para dentro e para fora do condomínio), um assento ergonômico, uma bancada para apoiar equipamentos e livros de controle, iluminação com dimmer e ventilação adequada (se necessário ar-condicionado ou ventilador).
  • O portão da frente deve ser bem iluminado, pois ajuda no trabalho de reconhecimento.
  • Os vidros devem possuir característica de não possibilitar a visão de “fora para dentro”. Para isso, além da película, o condomínio pode optar por vidros escurecidos de fábrica, aumentar a distância entre funcionário e visitante e vidros em ângulo.
  • Guaritas blindadas também aumentam a segurança, mas só são válidas se houver uma boa infraestrutura no condomínio, como portões, muros, entradas bem vigiadas, que funcionariam como complemento. A blindagem deve ser feita na alvenaria e nos vidros.
  • Uma possibilidade é conversar com um arquiteto e um consultor de segurança para planejar o layout, posição dos equipamentos, tipo de mesa/balcão, de forma que facilite o trabalho do porteiro.

CONFORTO

  • É preciso pensar na segurança e no conforto. Ficar trancado num espaço pequeno não é nada fácil. Veja algumas dicas para melhorar o ambiente de trabalho.

    • A guarita precisa ser arejada. Locais abafados provocam mais sonolência.
    • Se o local for pequeno, o uso de ventiladores ou ar-condicionado é essencial, sobretudo durante o verão. Estes equipamentos são fundamentais para um bom andamento do trabalho do profissional. Geralmente os condomínios não disponibilizam estes equipamentos.
    • Um conceito errado ouvido pelos especialistas com frequência é: se eu não tenho ar-condicionado em meu apartamento o porteiro pode ter? O porteiro - ou qualquer profissional que trabalhe na guarita - está exercendo a sua atividade profissional e precisa ter um certo conforto para manter a sua eficiência.
    • Uma boa iluminação interna e externa é essencial. A externa ajuda o porteiro a identificar quem está passando na região e a interna ajuda a evitar sonolência.
    • Outra medida é a compra de uma cadeira adequada. O assento deve possuir regulagem de altura - e a altura máxima/mínima deve estar condizente com a altura da bancada - além de apoio para os braços. Para os bancadas mais altas, recomenda-se também um assento com apoio para os pés. Deve ser feita também uma verificação constante deste equipamento - pois é o assento é um equipamento. Isso evita eventuais ausências dos profissionais por dores musculares ou nas costas.
    • Bebedouro é fundamental para que o funcionário se mantenha hidratado, sobretudo em dias quentes.
    • Risco de ação trabalhista: leia aqui sobre as condições mínimas de conforto exigidas pela CLT para o Local de Trabalho

Blog do Thiago

blog thiago

Curta nossa página

Fale conosco: (98) 3235-4703 / 98802-7666 / 98866-6432;
Email: comercial@consultlimp.com / consultlimp2013@gmail.com;
Endereço: Rua Bartolomeu Gusmão, Qd. C, Nº 9, Sala 01, Ipase - São Luís - MA;
Empresa especializada em administração de condomínios em São Luís-MA;
Locação de mão-de-obra e Serviços de limpeza.

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados para Consult Limp - Administração de condomínios em São Luís-MA